GALERIA DE HONRA DO TIRO BRASILEIRO

PERFIL ESPORTIVO

NOME

SEBASTIÃO WOLF – PORTO ALEGRE (15/03/1869) – PORTO ALEGRE (15/03/1936)

ATIVIDADES

ESPORTIVAS

 

DGTG

FBT

TIRO 4

Em 24 de fevereiro de 1906 foi fundado o Centro Cultural e Desportivo Tiro 4 pelo Coronel Germano Steigleder, que mais tarde deu origem  ao tradicional clube Tiro 4, em atividade até hoje. A família Wolf foi uma das precursoras do Tiro 4 e incentivou o Tiro Esportivo no Rio Grande do Sul, formando vários atiradores em Porto Alegre e no interior do Estado.

O mais famoso atleta e dirigente deste clube foi Sebastião Wolf, filho de uma família de origem alemã bastante numerosa e muito conhecida no Rio Grande do Sul e que deu vários bons atiradores.

Sebastião Wolf foi um excelente atirador de armas curtas e também de fuzil, conquistando vários títulos gaúchos e brasileiros.

Participou dos primeiros eventos internacionais de tiro disputado na América do Sul denominados Torneio do Centenário da Argentina (1910) e os  Jogos Pan-Americanos, que foram promovidos pelo Tiro Federal Argentino, em Buenos Aires. (maio/1912).

 Nesses Jogos, Sebastião Wolf, juntamente com Dr Dario Barbosa  e Alberto David Pereira Braga, obtiveram uma medalha de bronze por equipe na prova de revolver, atrás dos argentinos e norte-americanos.

 Participou dos VII Jogos Olímpicos da Antuérpia, em 1920, conquistando uma medalha de bronze por equipe, na prova de pistola livre.

Vencedor do campeonato brasileiro de revólver em 1915, estabelecendo um novo recorde brasileiro. Este campeonato foi realizado no “Revólver Clube do Brasil” e contou com a presença do Ministro da Guerra e do Diretor Geral do Tiro de Guerra. 

DARIO E WOLF

(DOIS ATIRADORES GAÚCHOS)

ATIVIDADES

PROFISSIONAIS

 

CARACTERÍSTICAS

PESSOAIS

DO

ATIRADOR

Sebastião Wolf era o atirador mais velho e experiente da equipe brasileira nos Jogos da Antuérpia. Tinha 51 anos quando participou com a equipe na conquista da medalha de bronze na prova de pistola livre.

Além de Sebastião Wolf, outros descendentes também brilharam no tiro gaúcho e nacional, como o Cel Hermany Wolf, João Conrado Wolf e Arthur Wolf. Todos foram incentivados pelo avô e desportista Sebastião Wolf

RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS  E MEDALHAS

MODALIDADES

EVENTOS

MEDALHAS

Pistola Livre

VII JOGOS OLÍMPICOS DE ANTUÉRPIA

BRONZE (EQUIPE)

Pistola Livre e Revólver

TORNEIO DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA ARGENTINA (Maio de 1910)

 

Pistola Livre e Revólver

JOGOS PAN-AMERICANOS – BUENOS AIRES (Maio de 1912)

BRONZE (EQUIPE)

Revólver

CAMPEONATOS BRASILEIROS (DGTG – 1915)

OURO