Leia todas as notícias

 

 

 

 

Pesquisa sobre as Olimpíadas

 

Saudações Tricolores

 

Angelamaria

 

 

 

 

OLIMPÍADA DAS BANDEIRAS

Primeira OLIMPÍADA TRICOLOR

 

  • ”A primeira Olimpíada Tricolor realizada no 38º aniversário do Clube foi criada pelo Presidente Mario Pollo, em 1940.”

 

  • “No aniversário de 38 anos do club constará a realização de competições de todos os esportes praticados no clube, nas quais poderão tomar parte os sócios que se agruparem num dos 3 partidos em que está sendo dividido o corpo social”.

 

  • “O agrupamento das Bandeiras se deu com a inscrição e participações dos sócios. Os três grupos foram denominados BANDEIRAS, disputando entre si a Olympiada Tricolor, estimulando entre os sócios o sentimento de união e solidariedade, além de lhes proporcionar o benfazejo exercício físico colhido na prática dos esportes. Cada Bandeira terá uma das cores do clube: Bandeira Vermelha, Bandeira Branca e Bandeira Verde e estará sob a direção suprema, cada uma delas, do Bandeirante Chefe escolhido entre os sócios de maior projeção”.

 

  • “A Olympiada Tricolor terá que ser decidida num dia só, de sorte que todos eles serão disputados pelo sistema de eliminação dos concorrentes derrotados. Cada esporte se possível será disputado entre as Bandeiras por representações nas categorias: infantis, juvenis, moças e adultos.”

 

  • “A Bandeira com maior número de vitórias vencerá a Olympiada Tricolor tendo placas de bronze afixadas na sede do clube.”

 

  • “O Bandeirante Chefe cuja Bandeira apresentar o maior número de elementos novos será premiado com medalha de cunho oficial, como relevante serviço prestado ao clube.”

 

  • Programa Geral dos Festejos Esportivos

14/7 a 21/7/1940

 

14- Domingo -        Desfile das Bandeiras no Estádio.

                           Competição de Natação

 

15- Torneio Basquete

    Torneio Esgrima

 

18- Demonstração Ginástica e Dança Feminina

    Torneio Vôlei Feminino

    Torneio Tênis

 

21- Torneio Tiro

    Torneio Futebol

    Competição de Atletismo

 

“Ordem de Formatura: Banda de Música, Bandeira Nacional e do Clube, Bandeira Encarnada, Branca e Verde”.

“À frente de cada Bandeira a madrinha conduzindo à mesma.”

 

 

VI Olimpíada Tricolor – Presidente Dr.Manoel de Moraes Barros Neto – JULHO DE 1946

 

 


 

50 ANOS DE FLUMINENSE – 20/07/1952

 

Presidente: Fábio Carneiro de Mendonça

 

Programação: 22 a 27/7/1952

 

Tiveram três equipes representando o evento: PRESENTE, PASSADO e a TORCIDA DO FUTURO.

 

Fizeram um livro de assinaturas dos 1400 participantes do evento

Houve juramento

Foram usadas bandeiras, flâmulas e galhardetes para enfeitar o evento.

 

 


 

XI OLIMPÍADA TRICOLOR

 

73º Aniversário do Clube – 19/07/1975

Presidente Horta

 

A Olimpíada foi precedida de grandioso desfile e regida nas normas baixadas pelo Vice Presidente dos Esportes Amadores – o campeoníssimo Sylvio Kelly dos Santos, atleta da Natação.


XII OLIMPÍADA TRICOLOR

 

74º Aniversário do Club –

17/07/1976 - Encerramento: 25/07/1976

Presidente: Horta

O certame teve a supervisão do atleta benemérito Sylvio Kelly dos Santos – Vice Presidente dos Desportos Amadores.

 


 

 

XV OLIMPÍADA TRICOLOR

 

79º Aniversário do Clube

18/07/1981

Presidente Sylvio Kelly

 

A Olimpíada se realizou como parte das comemorações do 79º aniversário do Fluminense, confirmando os ideais de Mario Pollo, quando a criou em 1940.

 

As torcidas competiram entre si pelo título de a mais entusiástica, a mais enorme organizada e a mais embandeirada. Ganhou a Torcida Organizada que recebeu uma enorme bandeira de Torcida Campeã da Olimpíada.


CENTENÁRIO TRICOLOR

 

Olimpíada das Bandeiras

Presidente: David Fischer

 

Vários eventos ocorreram para a comemoração dos 100 anos do clube. Em 21/07/2001 – 99 anos do FLU, iniciou-se o preparativo para as Olimpíadas das Bandeiras que teve como objetivo homenagear atletas e ex atletas do esporte olímpico e amador. Foi aberto com um tradicional desfile em 22 de julho, no Ginásio das Laranjeiras. Estiveram presentes alunos das escolinhas, atraiu atletas e ex atletas dos esportes olímpicos do clube. Os atletas de modalidade diversas como Natação, Pólo Aquático, Vôlei e Futsal foram divididas em 3 equipes: Grená, Branca e Verde PARA REVIVER A TRADICIONAL Olimpíada da Bandeiras. O certame encerrou-se no dia 29/07 e homenageou aos ex-atletas que marcaram época, principalmente na conquista da Taça Olímpica de 1949 conquistada pelo Brasil, dada pelo COI.

 


 Olimpíada Tricolor – 2009

 

Sessenta anos após a conquista da Taça Olímpica, honraria que até hoje é o único clube brasileiro a ostentar, o Fluminense Football Club reedita a Olimpíada Tricolor – Olimpíada das Bandeiras. Criada pelo Presidente Mario Pollo, em 1940, a nova edição do tradicional evento, realizar-se-á no dia 05 de JULHO, domingo, a partir das 10:00h., no estádio Manoel Schwartz, sede do clube, rua Álvaro Chaves, 41, Laranjeiras.

 

A Olimpíada terá a participação de cerca de 400 crianças do Projeto Flu Educação Esportiva, além de atletas e para-atletas das respectivas modalidades olímpicas, para olímpicas e não olímpicas.

 

O público estimado é de cerca de 3000 pessoas e aguardamos as presenças ilustres do Governador, Prefeito, Secretários, Vereadores e Deputados do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro, bem como autoridades da esfera federal, como o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o Presidente do COB, além de tricolores ilustres, renomados atletas, artistas, beneméritos atletas e conselheiros do clube, pessoas da comunidade, familiares dos atletas e os sócios do Fluminense.

 

A festa contará, ainda, com a participação da Banda da Polícia Militar, pira olímpica, juramento dos atletas e dos árbitros, hasteamento das bandeiras, e diversas surpresas para o deleite do público em geral.

 

O Fluminense Football Club tem como uma de suas metas manter, principalmente, as crianças e adolescentes ocupados com o esporte. Para isso o clube criou o Projeto Flu Educação Esportiva e ao mesmo tempo continua oferecendo várias atividades, através das escolinhas do clube, visando educação, auto-estima e, sobretudo, uma expectativa de futuro.

 

Ao longo dos seus 107 anos de história, os esportes Olímpicos do Fluminense já revelaram diversos atletas de ponta que representaram o Brasil em diversos Jogos Olímpicos e Pan Americanos.

 

Angelamaria Rosa Lachtermacher

 


 

 
Todos os Direitos Reservados © 2007 • Diretora do Stand de Tiro do Fluminense • Angelamaria Lachtermacher