Leia todas as notícias

2011 – CORONEL JOSE CARVALHO FILHO

No dia primeiro de fevereiro deste ano faleceu em Brasília o Coronel Carvalho, pessoa querida por todos e um grande incentivador do Tiro no Ceará. A notícia nos pegou de surpresa e veio entristecer a todos que com ele conviveram. No ano passado participou animadamente do almoço da “velha guarda” do tiro cearense, em Fortaleza, relembrando fatos e casos engraçados dos componentes da primeira equipe que competiu no Campeonato Brasileiro de 1965, realizado no Fluminense.

Os cearenses não possuíam armamento adequado para toda a equipe, mas mesmo assim, com muita coragem e determinação, se aventuraram e participaram do campeonato com armas emprestadas pelos atiradores do Fluminense (Novaes e Silvino)

A partir daí, ele e o seu amigo e companheiro de caserna Coronel Ayrton Façanha, implantaram o Tiro no Ceará e construíram os primeiros estandes de tiro de arma curta e longa no antigo 10º GAT, que serviram de base para a criação da Federação Cearense de Tiro ao Alvo e dos primeiros Torneios Norte-Nordeste.

Cel Carvalho era um atirador de arma curta e foi o segundo Presidente da Federação Cearense de Tiro ao Alvo (1972-1973), logo após a gestão do Cel Façanha. A equipe do então IV Exército, composta por esses dois pioneiros, brilhou na inauguração do estande do Caxangá em 1968 e posteriormente nas “Olimpíadas do Exército”, em 1970, em Curitiba, vencedores da prova de tiro rápido com a pistola .45.

“Carvalhinho” como era conhecido pelos amigos de equipe, foi, juntamente com Façanha, um dos pioneiros do Tiro no Nordeste, e muito se deve a eles num tempo que o companheirismo no esporte era muito efetivo e ainda traz saudades aos atiradores do passado.

Mais tarde em Brasília foi o Vice-presidente da Liga de Defesa Nacional, contribuindo para a chama do civismo nacional. Com seu desaparecimento abre-se uma lacuna e uma lamentável perda para todos nós que admirávamos esse grande esportista.

1968 – Campeonato do Exército – Estande do Caxangá – Recife

Façanha e Carvalho, em pé e à esquerda

 

 

1970 - Olimpíadas do Exército – Estande Santa Mônica/Curitiba

Cel Façanha (3º em pé) – “Carvalhinho” (deitado, à frente dos atiradores)

Integrantes da Equipe do IV Exército

 

por Eduardo Ferreira
Recordista e campeão brasileiro de armas longas da CBTE e das Forças Armadas. Ex vice-presidente da CBTE e da federação do DF, ex presidente das federações do RJ e CE, e diretor das federações da PB e RS. Autor de "Arma Longa" e "História do Tiro"
ferreiraedu@terra.com.br